Fonte FMFonte FM
arrow_drop_down
Empatia

Empatia

EMPATIA II


Significa a capacidade psicológica para perceber o que sentiria outra pessoa, caso eu estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.


A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar.

Empatia pode e deve ser ensinada.

A empatia é uma característica mutável e pode ser ensinada. Todos nós nascemos com certo dom para ela, mas ele pode ser dramaticamente modificado, dependendo dos fatores ambientais, especialmente, pelos exemplos dados por aqueles que cuidam da criança.

Os pais devem ser modelos que mostrem respeito e carinho pelos outros:
“A Ana arranhou seu joelho. Vamos pegar um Band-Aid para ela”, ou “a nossa vizinha acabou de chegar do hospital. Vamos levar uma sopa para ela comer. Você me ajuda?”

Empatia não é sentir exatamente o que o outro sente, até porque não podemos mensurar o sentimento do outro; mas sim ter a percepção do sofrimento do outro e poder oferecer, nesse momento, a sua sensibilidade para com o outro, através de um gesto, de um olhar, de um abraço, de uma escuta sobre um sofrimento.

O que a Bíblia diz sobre empatia?

Gálatas 6:2
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.

O Senhor Jesus se identificou com nossos sofrimentos e aflições, tanto que desceu do céu para nos resgatar de nossas tribulações e da escravidão do pecado… Da mesma forma, nós também somos chamados pelo próprio Senhor a compreender as dores uns dos outros e nos dispormos para ajudar uns aos outros.


Bispa Rubia de Sousa